saúde mental do trabalhador
SAÚDE DOS MÚSICOS
MEDICINA DO TRABALHO
Resenha crítica do texto: “A saúde dos músicos: dor na prática profissional de músicos de orquestra no ABCD paulista.” apresentado à Faculdade Redentor, como parte das exigências do programa de Pós Graduação, para obtenção do título de Medicina do trabalho.
Itaperuna, 28 de dezembro de 2014.
RESUMO
A performance musical, é uma atividade de alta habilidade neuromuscular que requer velocidade, precisão e resistência podendo ocasionar uma variedade de problemas médicos. O objetivo deste trabalho é apresentar as patologias, através de uma revisão bibliográfica (Resenha), do texto apresentado ao curso de Pós Graduação em Medicina do Trabalho, da Faculdade Redentor de Itaperuna, que podem afetar a classe profissional dos músicos.
É possível concluir através dos estudos demonstrados neste trabalho que a intensa atividade exercida pelo músico pode levar este profissional a desenvolver lesões que comprometem significativamente na atividade profissional do artista. Estas lesões podem ser causadas por diversos fatores que, na literatura são agrupados em três categorias: as afecções musculoesqueléticas, as síndromes compressivas dos nervos periféricos e as distonias focais. Daremos mais enfoque, portanto, às afecções musculoesqueléticas.
Palavras-chave: Distúrbios, Lesões, Performance Musical, Patologias, Músicos.
INTRODUÇÃO
A música é, para o ouvinte, uma expressão de arte relacionada ao prazer, relaxamento e lazer que encanta pela harmonia da combinação de sons e ritmos. A plateia se fascina com a harmonia consequente do resultado de palco, entretanto, a maioria do público dificilmente está consciente das exigências que esta atividade impõe àqueles que a ela se dedicam.
Nesta perspectiva, a performance musical implica que o músico