Saúde em São Bernardo do Campo
Bairros com divisa em outras cidades sofrem um pouco mais com a dengue, pois nem todas as cidades tem um plano de combate a essa epidemia de forma que cada cidade deveria fazer uma pesquisa e mostrar os seus dados e projetos para a erradicação desse problema.
Um dos maiores casos de dengue em São Bernardo do Campo se deu no bairro do Taboão, com 51 casos confirmados e mais 15 a espera do resultado. Todos esses casos foram no ano de 2012, uma grande epidemia que a cidade jamais tinha registrado.
Em outros bairros afastados do centro a população sofre com a falta de água, poluição falta de saneamento básico, estruturas para o descarte de resíduos sólido. Todos esses vestígios mostram que a prefeitura de um modo geral está com um grande problema em cumprir suas metas em relação a seu plano diretor. Em busca de mais informações entrei em contato com amigos da região de São Bernardo Campo. Bom, me dei conta o que os moradores relataram era a pura realidade, e que a prefeitura anuncia por toda cidade são vestígios do mau uso do dinheiro publico.
Minhas pesquisas se basearam no bairro do independência que mostra que nos períodos chuvosos residências da parte baixa desse bairro sofrem com as enchentes que invadem suas casas, acabando com moveis, eletrodomésticos e roupas. Relataram também que depois das enchentes, muitas crianças de idade entre 2 á 5 anos vão parar nos hospitais com problemas intestinais como diarreia por exemplo, tudo isso causado pelo contato com água suja ou até mesmo ao ingerir. Casos de dengue também já foram confirmados neste bairro, a falta de saneamento básico é muito grande pelas ruas, escorre esgoto a céu aberto, crianças jogando bola no meio de poças de água suja. Propagandas por toda cidade anunciam que SBC está entre as 10 cidades que mais tratam o seu esgoto, mas a realidade é outra.
Conforme analisado se percebeu que há questão da saúde e saneamento básico nas periferias