SAÚDE DO TRABALHADOR
SAÚDE DO TRABALHADOR
Trabalho para obtenção de nota da disciplina de Vigilância Sanitária , do curso de enfermagem da faculdade união de campo mourão. Paraná – UNICAMPO. Orientadora: Teresa Cristina Bocardi Villar Acadêmica:
Campo Mourão
2013
FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO- UNICAMPO
CURSO DE ENFERMAGEM
Saúde do trabalhador
Orientadora: Teresa Cristina Bocardi Villar
Acadêmica:
Campo Mourão
2013
Introdução
Cada vez mais, têm surgido temas, estudos, abordagens que, embora afetos à relação trabalho-saúde, apenas correspondem parcialmente ao que se entende por Saúde do Trabalhador. É uma área passível de abrigar diferentes aproximações e de incluir uma variedade de estudos e práticas de indiscutível valor, mesmo na ausência de uma adequada precisão conceitual sobre o caráter da associação entre o trabalho e o processo saúde-doença. Pode-se dizer que existe uma "zona de empatia", para a qual confluem diversos estudos disciplinares. Essas contribuições esclarecem determinadas questões de interesse, como alguns riscos ocupacionais em locais de trabalho ou em setores de uma categoria profissional, sem pretender dar resposta ao campo como tal. Trata-se de uma ampla produção que evitamos particularizar, mas se estende pelos Departamentos de Medicina Preventiva/Social, por Instituições de Saúde Pública/Saúde Coletiva e outras Faculdades de diversas áreas de conhecimento.
Torna-se desejável, entretanto, delimitar o arcabouço específico, um núcleo epistemológico que, sem rigidez, defina os conceitos fundamentais da área, tanto do ponto de vista teórico, como nas suas implicações para o desenvolvimento de estudos/pesquisas e o direcionamento da prática, à luz do processo econômico, social e político do País. Demarcar diferenças não significa desconhecer ou desmerecer a importância dos