Saúde do Trabalhador
SAÚDE DO TRABALHADOR
CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2012
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
SAÚDE DO TRABALHADOR
Trabalho apresentado à disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva III, para o Curso de Odontologia da UNESC, orientado pela Profª. Fernanda Guglielmi Faustini Sônego.
CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O que se torna de interesse não apenas dos trabalhadores em se protegerem e conhecerem os riscos que podem correr, mas também da empresa em dar a assistência à saúde e a informação aos seus trabalhadores.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivos gerais
O objetivo deste trabalho é conhecer a saúde do trabalhador na empresa Carbonífera Criciúma S.A, quanto à assistência médica, odontológica, prevenção e promoção de saúde, palestras educativas sobre saúde e o uso adequado de EPIs.
2.2 Objetivos Específicos
Conferir se a empresa adota as preconizações contidas na NR-22.
Buscar informações sobre a CIPAMIN (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração) e se é atuante na empresa.
Questionar a empresa quanto ao fornecimento de EPIs e treinamentos para os colaboradores.
3 METODOLOGIA
Foi realizada uma visita à empresa Carbonífera Criciúma S.A, no dia 01 de julho de 2013, com a finalidade conhecer os métodos aplicados pela empresa e saber se estes métodos estão adequados quanto à saúde dos seus trabalhadores. Entre esses métodos estão à prevenção, promoção de saúde, o uso de EPIs, assistência odontológica e médica.
4 SAÚDE DO TRABALHADOR
A empresa Carbonífera Criciúma, para o seu funcionamento, atende o que preconiza a Norma Regulamentadora NR-22, que trata sobre a SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO.
Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem