Saúde do trabalhador e o meio ambiente
Saúde do Trabalhador e o Meio Ambiente
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
O trabalho de pesquisa relacionará o campo da saúde do trabalhador e a relação dele com o meio ambiente.
Não se pode falar de saúde sem ter como referência o processo de produção da saúde. Esse processo depende de condições individuais de vida, de cuidados desenvolvidos pelos indivíduos, de alimentação e higiene. Essas condições individuais são necessárias, mas não suficientes para produção da saúde.
A relação entre o processo de produção e consumo, a gestão da saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente, necessita para uma melhor eficiência serem tratados em conjunto.
Pretendo buscar e discutir as questões em saúde do trabalho e meio ambiente, a partir de fatos levantados na comunidade selecionada e os problemas que apresentam. Possibilitando uma análise de fatores envolvidos e uma compreensão dos mesmos. As ações e instituições envolvidas e delineamento de alternativas de solução pelo desenvolvimento de metodologias de análise e de gestão integrada das questões evolvidas e que produziram problemas de saúde para o trabalhador, para a comunidade e para o meio ambiente.
3. PROBLEMA
- Identificação das atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de riscos à saúde dos trabalhadores;
- Realização de análise da situação de saúde da comunidade, o conjunto desses problemas envolvendo a saúde coletiva;
- Identificação dos fatores de risco ambiental, com intervenção nos ambientes de trabalho, tendo em vista a qualidade de vida do trabalhador.
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
- Identificar e avaliar a importância do trabalho para a comunidade, buscando conhecer:
• Quais são as profissões desenvolvidas no litoral;
• Quais os problemas de saúde mais frequentes;
• Qual a relação saúde-doença com o desequilíbrio ambiental.
4.2 Objetivos Específicos - Identificar as dificuldades enfrentadas pela comunidade, através de pesquisa de campo;
- Analisar