Saúde do trabalhador e ecologia humana
Quais aspectos – princípios e diretrizes do SUS – você considera de interesse ou aplicáveis à atenção integral à saúde dos trabalhadores?
Para que os preceitos constitucionais do direito à saúde, à previdência social e ao trabalho e, para que o Estado cumpra seu papel na garantia dos direitos básicos de cidadania é necessário que a formulação e implementação das políticas e ações de governo sejam norteadas por abordagens Inter setoriais. Nessa perspectiva, as ações de segurança e saúde do trabalhador exigem uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e Inter setorial capaz de contemplar a complexidade das relações produção-consumo e saúde.
c) Quais principais dificuldades você identifica para que isso aconteça, de fato, no SUS?
No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a integralidade, assim como os demais princípios, deve ser pensada como uma ferramenta para organizar as práticas em saúde unindo o campo da saúde ao do trabalho e ao da previdência, pois somente com a confluência destes três setores é possível fazer da saúde do trabalhador um verdadeiro Sistema Único de Saúde e esta missão só poderá ser concluída com a participação dos trabalhadores.
d) Faça uma síntese
A Saúde do Trabalhador apresenta um caráter intra-setorial (envolvendo todos os níveis de atenção e esferas de governo do SUS), e Inter setorial (envolvendo a Previdência Social, Trabalho, Meio Ambiente, Justiça, Educação e demais setores relacionados com as politicas de desenvolvimento), deixando claro que para uma execução plena da Saúde do
Trabalhador e preciso uma pratica interdisciplinar e com a gestão participativa dos trabalhadores. Todo este cenário traz ao nosso cotidiano grandes desafios a cada atendimento realizado ao trabalhador, visto que, a pratica da integralidade requer conhecimentos e habilidades altamente complexos para o atendimento ao usuário, entre a equipe multiprofissional e na busca de relações entre as instituições que