Saúde do idoso
A priorização de alguns agravos específicos (hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase), pautada no perfil epidemiológico da população, veio articular ações de caráter individual e coletivo.
A terceira idade deveconsigo uma vida produtiva, com qualidade. É importante lembrar que a complexidade do ser não se desfaz com o passar dos anos; ao contrario, talvez ate aumente.É necessárioque o idoso seja auxiliado na preservação das capacidades funcionais fundamentais e na manutenção das atividades diárias. O dia a dia poderá representar um grande desafio , assim como andar , vestir,comer, usar o banheiro etc.
Cabe a nós profissionais de enfermagem, atuarmos de forma decisiva junto ao idoso e sua família. A assistênciade enfermagem ao idoso dever ter como objetivo a manutenção a valorização da autonomia.Paratanto, é necessário avaliar o grau de dependência e instituir medidas voltadas para o alcance do maior grau possível de independência funcional e autonomia. A comunicação exerce um papal de destaque nessa tarefa. A comunicação efetiva deve romper as barreiras impostas por limitações de fala, audição, confusão mental e diferenças culturais uma única palavra pode resumir este esforço: cuidado. Esta é nossa tarefa.
Apenas recentemente começaram a se delinear no Brasil politicas de saúde voltadas especificamente para a populaçao idosa. As mudanças verificadas não ocorreram por acaso. Foram motivadas, de um lado, pelo visível crescimento desse grupo etário e pela mudança do perfil de adoecimento e morte da