Saúde do homem
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO – FABIC
CURSO DE ENFERMAGEM
CRIANÇA HOSPITALIZADA
(BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DA FAMÍLIADURANTE A INTERNAÇÃO INFANTIL NO HRA).
AUGUSTINÓPOLIS - TO
MAIO DE 2011
PRISCILA LOPES SILVA
CRIANÇA HOSPITALIZADA
(BENEFÍCIOS DA PRESENÇA DA FAMÍLIADURANTE A INTERNAÇÃO INFANTIL NO HRA).
Projeto de Pesquisa apresentado a Faculdade do Bico do Papagaio – FABIC, sob a orientação do Prof. M. Sc. Pietro Lopes Rêgo, como requisito legal para a obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Enfermagem.
ORIENTADOR: Prof.º M.Sc. Pietro Lopes Rêgo
AUGUSTINÓPOLIS - TO
MAIO DE 2011 SUMÁRIO
RESUMO 4
ABSTRACT 5
1 INTRODUÇÃO 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 8
3 O RELACIONAMENTO DA ENFERMAGEM COMA CRIANÇA HOSPITALIZADA 12
4 OBJETIVOS 15
5 METODOLOGIA 16
6 TIPO DE ESTUDO 16
7 COLETA DE DADOS 16
8 ANALISE DE DADOS 17
9 CONTRIBUIÇOES ESPERADAS 17
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
SILVA, Priscila Lopes. CRIANÇA HOSPITALIZADA (IMPORTANCIA DA PRESENÇA DA FAMILIA DURANTE SUA INTERNAÇÃO E DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA) NO H.R.A DE AUGUSTINÓPOLIS-TO. 2011. Orientador: Prof.º M.Sc. Pietro Lopes Rêgo.
RESUMO
A hospitalização da criança é uma fase que traz inúmeras conseqüências negativas se não for bem direcionada, por ser esta fase considerada de pleno desenvolvimento. Com o objetivo de minimizar o sofrimento causado pela hospitalização, a enfermagem visa o atendimento destes, através de recursos usados pelo psicólogo como possíveis intervenções que, aliados ao tratamento médico, proporcionam benefícios à criança internada. Pois o enfermeiro na falta de psicólogos, pode oferecer ajuda ocupacional e psicológica às crianças hospitalizadas visando sua rápida recuperação e a materialização de que a internação não é uma experiencia ruim cheia de stress e tristezas.
Palavras-chaves: Enfermagem na