Saúde da mulher
Ana Paula Silva da Cruz
Mayara Cedraz
Rose Mary Santos Fernandes
ATENÇÃO DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA MULHER II
SALVADOR
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA
Ana Paula Silva da Cruz
Mayara Cedraz
Rose Mary Santos Fernandes
CASO CLÍNICO
Trabalho em grupo apresentado a Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário da Bahia – FIB. Como requisito parcial obrigatório para a disciplina de Assistência de Enfermagem a Saúde da Mulher II 6º semestre do Curso de Enfermagem do turno vespertino, sob a orientação da Professora Cosete
SALVADOR
2011
CASO CLÍNICO:
IDENTIFICAÇÃO: E.B.O., 25 anos, feminina, parda, natural de União dos Palmares, residente em São Paulo há 02 anos casada, do lar.
Q.D.: “Febre há 10 dias”
H.D.A.: Paciente relata que em janeiro de 2009 foi diagnosticada gestação permanecendo sem alteração até o quarto mês, quando iniciou quadro de edema em membros inferiores, em piora progressiva e ascendente, dispnéia aos médios esforços e hipertensão arterial sistêmica. Procurou serviço de origem onde foi orientada dieta hipossódica e decúbito lateral esquerdo, obtendo descreta melhora da snitomatologia.
No sétimo mês de gestação houve piora destes sintomas, apresentava-se com diminuição do volume urinário, dispnéia aos pequenos esforços, sendo diagnosticada pré-eclâmpsia e evoluindo desta forma para resolução do parto (parto cesária, com feto vivo, prematuro, baixo peso, pequeno para idade). Após dois dias do parto a paciente evoluiu para insuficiência renal e insuficiência repiratória tendo sido intubada e permanecendo na UTI por 3 dias, onde iniciou tratamento hemodialítico.
A dez dias da internação a paciente vinha apresentando febre ( 39 C), calafrios, mialgias, dispnéia aos medios esforços, astenia e hiporexia sendo encaminhada ao nosso serviço.
EXAME:
* CP = Sem queixas * TORAX = Dispnéia aos médios esforços, palpitações. * GU = Diminuição do volume urinario, disúria,