Saúde Coletiva
O NASF, aliciando-se ao PSF vem com objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica. O mesmo é composto por uma equipe multiprofissional, dentre estes o Profissional de Educação Física.
Segundo a Carta Brasileira de Educação Física (2002), a Educação Física deverá construir-se sem distinção de qualquer condição humana e sem perder de vista a formação integral das pessoas, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, tendo que ser conduzida pelos Profissionais de Educação Física como um caminho de desenvolvimento de estilos de vida ativos nos brasileiros, para que possa contribuir para a qualidade de vida da população, (CONFEF, 2002).
O profissional de Educação Física junto aos seus conhecimentos específicos sobre as diferentes condições, conceitos e possibilidades metodológicas de promover programas de atividades físicas e esportivas para a sociedade é considerada de suma importância como elemento imprescindível para a consecução dos objetivos de saúde e qualidade de vida da população afirma-se, segundo as mais atualizadas pesquisas científicas, como atividade imprescindível à promoção e à preservação da saúde e à conquista de uma boa qualidade de vida, sendo a inserção deste profissional no NASF faz-se necessária, devido primordialmente ser consensual no seio da comunidade, sendo os aspectos físicos, cognitivos e sociais, quando aplicada de forma qualificada competente, devendo ser, responsável e ética, certamente contribuíra significativamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e fortalecimento dos anseios e dos direitos de cidadania, (Carta brasileira de prevenção integrada na área da saúde – na perspectiva da educação física. CONFEF, 2006). Dentre os benefícios do exercício corporal proporcionados pelas práticas físicas estão: a estimulação de vários sistemas orgânicos, especialmente o cardiopulmonar, contribuição eficazmente para o controle do peso corporal,