Saúde Coletiva e SAMU
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
T. M. S.
Saúde Coletiva e SAMU
VITÓRIA
2014
T.M.S
Saúde Coletiva e SAMU
Trabalho ...
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SAMU E SAÚDE COLETIVA 5
3 CONCLUSÃO 5
4 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, sendo organizadas macrorregionalmente. O SAMU é responsável pela Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região. Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. Além disto, através da central de regulação médica das urgências, faz as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
Durante a visita foi falado sobre o que é o SAMU, sobre a sua importância, a sua responsabilidade, o seu completo funcionamento, onde também foram esclarecidas dúvidas sobre as ações do SAMU e seu trabalho. Em um segundo momento, vistamos a sala dos atendimentos de urgência e logo conhecemos todo o processo e funcionamento das Ambulâncias do SAMU.
2 SAMU E SAÚDE COLETIVA
A saúde coletiva está relacionado com técnicas e os conhecimentos usados para intervir os problemas e situações relacionados à saúde da população, e com certeza através disto percebemos o quanto o SAMU está interligado a saúde coletiva pois ele é um programa que tem como finalidade prestar o