Saviani
O autor discutiu a importância do trabalho para os homens e sua função de transforma-lo em beneficio de sua vida e necessidades, e apresenta a educação como algo mutável, que vem desenvolvendo-se com o passar do tempo, preparando o homem para a vida.
Varias mudanças ocorreram no passar dos séculos, a respeito de trabalho e educação, são dois fatores que vão se moldando conforme as necessidades e anseios dos homens. O que era a um século ou dois atrás, hoje não é mais, embora a educação seja vista por muitos como algo tradicional. Exemplo disso é a migragem das pessoas do campo para os grandes centros, tanto para estudar quanto para trabalhar, obrigando esses eixos a modificarem-se.
Para o autor é necessário discutir-se sobre politecnia, que é a união da escola com o trabalho. Manacorda propôs o termo politecnicismo como estar disponível para diversos trabalhos e suas variações e a palavra tecnologia era usada para determinar a união da teoria com a prática. As escolas que usavam esta filosofia foram criadas pela burguesia fruto da revolução industrial.
Atualmente, percebe-se que o ensino técnico é uma educação voltada para o trabalho, mas um trabalho moderno dos novos tempos e com novas tecnologias, inclusive numa era pós-revolução industrial, hoje se necessita de menos trabalhadores, porém, eles devem ser mais qualificados.
Não podemos pensar, em se falando em ensino politécnico, que ele deva formar apenas mão de obra, é necessário que o trabalhador esteja preparado para múltiplas funções que o mercado de trabalho cobra, bem como para ser cidadão pensante e participante das decisões de sua vida e do mundo em que