Savanas
Savana é nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. As Savanas ocorrem, principalmente, na zona intertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar.
Savana Tropical e Subtropical
São encontras em todos os continentes, apresentando duas estações bem definidas (uma quente e outra chuvosa). Os solos dessas áreas são relativamente férteis, neles se fixam gramíneas, geralmente desprovidas de árvores. A África possui savanas com esses aspectos, com destaque para as do Serengueti.
Savana Temperada
São biomas localizados em latitudes médias dos 5 continentes, caracterizadas por possuírem um clima de verão mais úmido e invernos mais secos. Nesta região a temperatura definida por uma estação temperada e uma mais quente, os invernos são frios.
O solo é fértil e a flora é caracterizada por gramíneas.
Na fauna, nota-se a diversidade de mamíferos, pássaros, répteis e insetos.
Savana Mediterrânea
São biomas localizados em latitudes médias, em regiões com clima mediterrâneo.
A vegetação endêmica é constituida pelos denominados “chaparral”, “matorial”, “maquis” ou “garrique” dependendo do país, são arbustos perenes do tipo sclerophylla e pequenas árvores. Este tipo de savana é um dos mais ameaçados da planeta, pois tem sofrido grande degradação e perda de habitats devido a cortes excessivos para obtenção de lenha, excesso de pastoreio, conversões agrícolas, urbanização e introdução de espécies exóticas.
Savana Pantanosa
São composições vegetativas que ocorrem tanto em regiões de clima tropical como subtropical dos cinco continentes. Esse tipo de savana sofre inundações periódicas.
Se caracteriza por:
Clima: Tropical
Solo: rico
Savana Montanhosa
Se encontram em altitudes elevadas (zonas alpinas e subalpinas) em diferentes regiões do