Savana e Cerrado
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Savanas e Cerrado
Docente: Profa. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer
Aluna: Mariana Gusson
Pirassununga
2014
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Trabalho apresentado a professora doutora Célia Regina Orlandelli Carrer, na disciplina de Botânica para Zootecnia com o intuito de abordar as diversidades da Savana e Cerrado.
Sumário
1- Resumo
A definição de Savana depende de vários fatores, mas principalmente sua área de ocupação, possuí uma vegetação rasteira- gramínea e arbustos. Sua fauna é constituída na maior parte por grandes herbívoros e também possui grande concentração de insetos. O termo “Savana” é conhecido como Cerrado aqui no Brasil, tem importância na economia do país com sua parte hídrica e seu solo.
2- Introdução à Savanas
Savana é um termo ameríndio, primeiramente citado em 1535 por Gonzalo Fernandez que dizia: “Terra que está sem árvores, mas com muita erva alta e baixa” (Cole,19686). Savana é a vegetação mais difícil de ser definida porque não se sabe ao certo quais são suas origens e distribuição.
Hoje em dia existem duas escolas tradicionais de estudos à ecologia que definiram o termo “Savana” com relação à sua área de ocupação e a inclusão ou não das fitofisionomias arbóreas:
a) Escola Europeia - Entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio
b) Escola Americana – Existe além da zona tropical, estendendo-se para zona subtropical
Sendo assim as Savanas podem ser encontradas na América do Sul, África, Oceania e Ásia.
A área de ocupação total das sanavas é de cerca de 16 bilhões de km² ; correspondendo a 34% da superfície da Terra, 39% da faixa tropical e abrigando cerca de 20% total da população mundial ( Whittaker, 1975; Mistry, 2000).
Sendo assim são encontradas na América do Sul, África, Austrália e em algumas áreas da Índia