SAUDE
INTRODUÇÃO 1
IEC - INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO O 2
AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE IEC HOJE 2
IEC: Uma Visão Integrada. 4
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
A Informação, a Educação e a Comunicação, enquanto campos separados de ação em saúde têm cada qual, sua história peculiar.
De acordo com Ilara Hammerli, com relação aos sistemas de informação em saúde no país, verificam-se diferentes enfoques e, por conseguinte, diferentes interesses, a serem instrumentalizados em momentos específicos. A estruturação dos sistemas traduz o modo como o Estado apreende a realidade, a registra e a traduz, na busca de respostas a determinados interesses e práticas institucionais.
A informação no contexto da saúde tem estado associada à organização de sistemas de dados com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, para intervenção em uma dada realidade. Assim, o papel da informação em saúde tem sido entendido como subsídio a essa intervenção; no entanto ela deve contribuir para o entendimento de que a “realidade de saúde que traduz, deve influenciar decisões e modificar percepções”.
Até 1987, no âmbito do MS, os setores que trabalhavam com informação em saúde eram o Serviço de Planejamento de Informações, da Secretaria Geral, e o Serviço de Estudos Epidemiológicos, da Divisão Nacional de Epidemiologia da Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde - NABS.
IEC - INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Departamento de IEC - Informação, Educação e Comunicação são responsáveis pela divulgação da imagem, da missão e das ações e objetivos estratégicos da Secretária da Saúde, e está estruturada em quatro áreas de atuação:
• Evento: setor responsável pelo suporte junto aos departamentos na organização da estrutura física, cerimonial, multimídia, divulgação e suporte técnico.
• Assessoria de Imprensa: é responsável por responder as demandas da mídia e produzir conteúdo que valorize as ações e os resultados obtidos pela secretaria.
• Publicidade: