saude
Originalmente, a logística era um conhecimento militar vital para a sobrevivência dos exércitos em guerras, responsável pelo aprovisionamento de suprimentos para as tropas. Posteriormente, graças ao desenvolvimento do comércio, a produção e o consumo dos bens passaram por uma separação geográfica, e os produtores começaram a se preocupar com problemas de transporte e distribuição. Com o aumento da competitividade entre as empresas, estas começaram a se preocupar com a gestão de suas cadeias de suprimento e redes de distribuição (INTERNATIONAL L. T. 1996).
A logística farmacêutica tem como objetivo entregar todos os produtos ao destino final no menor intervalo de tempo possível, reduzindo os custos. No ramo farmacêutico quando trabalhamos com medicamentos e produtos hospitalares são necessários adaptar os processos á legislação sanitária vigente.
Fornecer noções básicas de logística farmacêutica com destaque na atividade exercida em todos os estabelecimentos que fazem parte da cadeia logística.
Evidenciar a importância da atuação do farmacêutico na preservação da integridade, identificação, qualidade e segurança dos produtos em cada etapa da cadeia logística.
REFERÊNCIAS
1. CARVALHO J.M.C. Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo; 2002.
2. LOGISTICS TRAINING INTERNATIONAL. Gerenciamento da logística e cadeia de