saude
É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
ANESTESIAS
A Anestesia Geral consiste em retirar a consciência, os reflexos e a dor do doente para que ele seja operado. Apesar de existirem conceitos mais modernos, creio que esses ilustrem bem a técnica.
Podem ser realizada através de técnica inalatória (como vista ao lado) onde o paciente inala o anestésico, e enquanto houver a inalação haverá anestesia.
Outra técnica é apenas infundir medicações venosas durante a cirurgia para que o paciente seja operado.
A anestesia Geral é a única anestesia que serve para qualquer tipo de cirurgia.
A Raqianestesia Consiste na injeção de anestésico dentro do canal que leva a condução das sensações táteis e dolorosas das pernas e barriga ao cérebro. Há vários artifícios hoje em dia para aumentar ou diminuir a altura da anestesia (anestesiar só as pernas ou podendo se estender até a barriga). Vale lembrar que nesta modalidade anestésica a