saude
A pneumonia é uma doença infecciosa que provoca inflamação dos pulmões. Geralmente é causada por bactérias, vírus e fungos. Dentre estes, a pneumonia bacteriana é a mais comum.
Trata-se de uma doença que afeta mais os idosos, pessoas com doenças crônicas ou que tenham imunidade baixa. Mas pode afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis. Nas crianças, a pneumonia é a principal causa de morte em todo o mundo
Muitas vezes, a pneumonia evolui a partir de uma simples gripe ou constipação mal curadas. A pneumonia bacteriana clássica, inicia-se de forma abrupta, com febre, calafrios, dores no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada por vezes com sangue à mistura.
Manifestações clinicas.
Febre alta;
Tosse;
Dor no tórax;
Alterações da pressão arterial;
Confusão mental;
Mal-estar generalizado;
Falta de ar;
Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, às vezes com rajas de sangue;
Toxemia; e
Prostração.
Fisiopatologia
A pneumonia bacteriana cria problemas ventilatórios de difusão. Uma reação inflamatória iniciada pela bactéria ocorre nos alvéolos e produz uma secreção, esta por sua vez interfere no movimento e na difusão do oxigênio e dióxido de carbono. Os leucócitos, em grande parte os neutrófilos também migram para dentro dos alvéolos e preenchem os espaços que normalmente contêm ar. As áreas do pulmão não são adequadamente ventiladas por causa das secreções, edema de mucosa e broncoespasmos provocando a oclusão parcial dos brônquios e alvéolos, com resultante queda da pressão alveolar de oxigênio. O sangue venoso penetra nos pulmões, atravessa área hipoventilada e sai do pulmão para o lado esquerdo do coração sem ser oxigenado.
Em essência, o sangue é desviado da direita para esquerda do coração. Esta mistura de sangue oxigenado com não oxigenado resulta eventualmente, em hipoxemia arterial (diminuição do oxigênio no sangue) e