Saude e ergonomia
Disciplina: Saúde Ocupacional e Ergonomia
Tema: Relação Homem-Máquina
Aluno:
Nº:
Turma: 11ºTHST
Introdução…..………………………………………..…. Página 3
História e definições de máquina…………….. Página 4
Definição de ‘relação homem-máquina……. Página 5
Vantagens……………………………………………….. Página 6
Desvantagens………………………………..………. .Página 7
HCI………………………………………………………….. Página 8
Para pensar……………………………………………. Página 9
Conclusão……………..………………………………. Página 10
Este trabalho destina-se á disciplina de Saúde Ocupacional e Ergonomia, tentado abordar da máxima e melhor forma possível a questão da ‘relação homem-máquina’.
Vai falar da história da evolução da máquina, das definições de máquina, das suas várias vantagens e desvantagens, de como está actualmente a serem utilizadas as máquinas no nosso dia-a-dia das mais variadas formas e tipos de utilização, fala também sobre o porque de se designar ‘relação homem-máquina’. Em suma fala de todos os aspectos que estejam relacionados com este tema, abordando cada um deles na tentativa de conseguir transmitir a quem lê este trabalho uma grande informação e também o reter do que foi lido.
Desde sempre o Homem sonha a máquina, utensílio que realizasse o maior número de tarefas com a maior eficiência, contudo só a partir do século XVIII quando James Watt criou a máquina a vapor se começaram a ver frutos. Desde aí veio a revolução industrial que introduziu em massa esse conceito de máquina, depois surgiu a electricidade e a partir daí foi só evoluir até este ponto, a sociedade tecnológica.
Várias definições de máquina:
1. Um sistema ou dispositivo, como um computador, que executa ou ajuda no desempenho de uma tarefa humana.
2. Um sistema ou dispositivo para fazer o trabalho, como um automóvel ou uma britadeira, juntamente com a sua fonte de alimentação e equipamentos auxiliares
Actualmente precisamos de máquinas para tudo, para conservar alimentos, para os cozinhar, para