SAUDE TRABALHADOR
5
INTRODUÇÃO
O trabalho abordará a atuação do Terapeuta Ocupacional na saúde do trabalhador, e tem como objetivo repassar a importância que o Terapeuta Ocupacional possui na saúde do trabalhador.No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se breve explanação a respeito do histórico, conceito, relação com a terapia ocupacional, características, entrevista com uma terapeuta ocupacional e um breve relatório referente a um atendimento de alunos de terapia ocupacional na Universidade da Amazônia.
O trabalho é uma pesquisa feita na internet e, uma entrevista acompanhada de fotos referente a atuação do terapeuta ocupacional na saúde do trabalhador.
HISTÓRICO
Surgiu no final do regime militar, com o crescimento dos movimentos populares e o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores. Na cidade de São Paulo, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRSTs) surgiram em resposta à reivindicação dos trabalhadores e sindicatos e norteavam-se pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora não se ocupassem diretamente dos acidentados de trabalho, restringindo sua ação aos portadores de doenças relacionadas ao trabalho, já continham, em seus princípios, pressupostos da vigilância e intervenção em empresas visando ao estudo de postos, de ambientes e de condições de trabalho com a participação dos sindicatos e do Ministério Público. “A estratégia para implantação do Programa foi estabelecer, inicialmente, unidades especializadas que funcionassem como pólos articuladores das ações de saúde do trabalhador na rede local de saúde (...). Desde a implantação, as ações programáticas dos (CRST) estão voltadas à assistência, à vigilância e às ações de ensino e pesquisa (OLIVEIRA; UDIHARA, 2002).
Apesar do avanço que os CRSTs