saude publica
Gustavo dos Santos Oliveira
Matricula: 201301789976
Ensino clinico prático 1
Vídeo: Políticas de Saúde Pública no Brasil
Resumo
Podemos da início as Políticas de Saúde Publica no Brasil, a parti do século XX, considerado com século do progresso para engenharia, elétrica, ciência e medicina. Foi nesse mesmo período que surgiu as grandes epidemias, como a epidemia da febre amarela no Rio de Janeiro. Nesse período podemos dizer foi de grande crescimento capitalista, surgimento das grandes industrias, e uso de mão de obra barata, que vinha dos emigrantes trazidos em grandes navios. A parti desse momento foi crescendo também as epidemias, como varíola, cólera e outras.
No começo do século XX a população pobre só despunha de atendimento médico filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja. Junto a esse período, por volta do ano de 1903, Oswaldo Cruz é nomeado diretor da Diretoria Nacional de Saúde, ele criou as campanhas de vacinação para o combate de doenças, onde na verdade era imposta a polução a fazer uso da vacina. As pessoas que recusavam tomar a vacina era considerado inimigo público. Ouve grande rejeição da população, com isso foi gerado a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz passa a exerce uma política quarentena para tratamento de pessoas com doenças contagiosas e trazia uma ideia de limpar os centros das cidades de população pobre e cortiços. Essa ideia se dava pelo fato da população pobre não ter uma assistência de saúde adequada e por falta de uma política de saneamento básico e saúde preventiva.
O Drº Emilio Ribas passa a tratar os doentes de febre amarela pessoalmente, para assim provar que o convívio com essas pessoas não faz com que a doença se prolifere. Ele deu início às obras de saneamento básico em Santos. Drº Emilio acreditava que o saneamento básico era uma das principais formas de prevenção e promoção de saúde.
Em torno dos anos 20, foi criado um projeto de aposentadorias e pensões, financiado pelas