Saude publica
Comentário I –
A participação efetiva da população em decisões políticas é algo que influencia positivamente no desenvolver da sociedade como um todo. A exemplo disso, no setor da saúde, podemos destacar o surgimento de conselhos de saúde, que pela participação da sociedade civil organizada, fez com que o setor de saúde se destacasse no país, e em toda América Latina.
Porém, há um paradoxo quanto ao ‘‘destaque’’ do setor de saúde no país, e a participação da sociedade. No passado, graças à força proveniente da mobilização popular, se fez possível a implementação do Sistema Único de Saúde, o SUS. No entanto, atualmente, é notório que há muito que melhorar no que se refere ao plano de saúde pública. Isso porque, a sociedade encontra-se em sua grande maioria apática quanto aos problemas políticos. Almejam-se mudanças, porém medidas para que situações desfavoráveis mudem, dificilmente são realizadas. Em adição, como foi muito bem colocado pelos autores, há certa dificuldade, por parte do Parlamento e dos partidos políticos, quanto à tomada de decisões que sejam de interesse da maioria.
Em suma, pode-se dizer que há necessidade de participação mais ativa dos cidadãos nas decisões governamentais. Um exemplo bem atual é este da aprovação do projeto de lei do ato médico, que, se aprovado, irá desmerecer a prática de outras profissões. Para que isso não ocorra, é de grande importância a união das classes trabalhadoras que serão principalmente prejudicadas.
É visto que existem vários tipos de democracia, cada uma seguindo uma linha diferente, com seus pontos positivos e negativos. Que fez com que abrisse várias portas de participação popular e espaço para decisão política, se por um lado, temos vários avanços na prática da participação e do controle social, por outro, é necessário entender que ainda existem desafios a serem superados para que sejam realizados esses direitos. No assunto, pude entender que a legitimação da