saude podologica
Programação Visual – Prof cândida Almeida 04/05/2010
Observando a imagem deste cartaz, pude perceber a junção dos efeitos que unem nesta imagem, são três elementos que quando unidos representam a missão e o impacto da imagem:
Unificação, semelhança e segregação
Encontramos também o símbolo, na tipologia, no centro do cartaz, a imagem da mulher principal do filme. A unificação acontece na marca quando a observamos e unimos os elementos, verifica-se a unificação, pois todos os elementos estão diretamente ligados um no outro, o olho a imagem da mulher e fundo preto, juntamente com as letras, cores e formas.
Continuidade: é a sensação de que as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma. O cartaz não é estável. A sensação de continuidade é exata na volta do olho, vermelho e branco.
Semelhança: estabelecer agrupamento, onde tendem a construir unidades; pela forma, cor, linhas, pontos, que favorecem a semelhança, visto na imagem as cores das letras do cartaz, vermelho e branco, a forma em que foi posta, desenvolve o equilíbrio visual da imagem.
Como afirma Arnheim, “É claro que o equilíbrio não requer simetria”. Mas para obter um resultado considerável é preciso um ajuste de muitas forças, mas quando conseguido, se uma valorização extraordinária do objeto, ou a composição do ponto de vista plástico ou da instigação psicológica.
A segregação acontece quando isolamos os três elementos que compõe o cartaz, a mulher, olho e fundo preto. Após uma observação mais objetivada os elementos se destacam de imediato:
1- O fundo preto, com o mesclado de cinza, significa a vida cheia de mistérios.
2- O olho que a vida pode ser vista e descoberta de muitas formas e a personagem representa o ser humano em cada um de nós.
3- Três enigmas em uma só imagem e traz o sentido da origem e o mistério que é vida humana .
4- O fundo chamuscado em toda a imagem significa que não há