Saude ou Doença Mental - Questão de normalidade - Fichamento
CURSO DE PSICOLOGIA dISCIPLINA: PSICOLOGIA – CIÊNCIA E PROFISSÃO
RENY LOPES DOS SANTOS
FICHAMENTO: SAÚDE OU DOENÇA MENTAL:
A QUESTÃO DA NORMALIDADE
VITÓRIA
2014
ASSOCIAÇÃO VITORIANA DE ENSINO SUPERIOR - AVIES
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO
AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA – CIÊNCIA E PROFISSÃO
*************************************************************************************************
FICHAMENTO: SAUDE OU DOENÇA MENTAL: A QUESTÃO DA NORMALIDADE
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999. (Capítulo 23)
*************************************************************************************************
SAUDE OU DOENÇA MENTAL: A QUESTÃO DA NORMALIDADE
O sofrimento psicológico pode levar a desadaptação social determinando assim uma ordem de distúrbio psíquico, não se pode, sempre, estabelecer uma relação de causa e efeito entre ambos. Isto torna questionável a utilização exclusiva de critérios de adequação social para a avaliação psicológica do indivíduo enquanto normal ou doente.
Abordar a questão da doença mental, neste enfoque psicológico, significa considera-la como produto da interação das condições de vida social com a trajetória específica do indivíduo e sua estrutura psíquica.
Sobre a história da loucura vemos que no período do renascimento, por exemplo, eram raras as internações entre os doentes mentis em hospitais, e quando estas ocorriam estes pacientes recebiam o mesmo tratamento dispensado aos demais doentes, com sangrias, purgações, ventosas. Nos séculos XVII e XVIII, a designação de louco não dependia de uma ciência médica. Era atribuída à percepção de instituições como a igreja, a justiça e a família que tinham com relação ao indivíduo e os critérios referiam-se à