SAUDE NO MUNICIPIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Entende - se que no contexto da realidade social brasileira as questões sociais abrangem os mais variados setores na vida da população. Cabe lembrar que as politicas e programas sociais tem papel fundamental para o enfrentamento destas questões que variam desde o setor econômico ate o da saúde na família.
Politicas como a da saúde da família é uma das mais complexas devido a sua cobertura no atendimento e eficácia na prevenção e solução dos críticos problemas da saúde. Atualmente existem nos municípios serviços que gerenciam a cobertura dos programas da saúde, os chamados DRAC (Departamento de Regulação, Avaliação e Controle), que abrangem os mais diversos serviços da secretaria da saúde municipal.
2 DESENVOLVIMENTO
No município de Astolfo Dutra, Minas Gerais, estima-se que haja cerca de 12,52 mil habitantes cadastrados no SIABE (Sistema de Informação de Atenção Básica) que consolida o cadastro das famílias em programas de saúde básica. Como: PSFs (Programa Saúde da Família) abrangendo as áreas urbanas e periféricas ofertando serviços de enfermagem, saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários, educação física, medico, fisioterapeuta, psicológico, enfermeiro, etc.
Levando em questão de que há no municio cerca de 12520 pessoas cadastradas nos programas da saúde básica, sendo 6196 do sexo masculino e 6326 do sexo feminino havendo maior incidência de homens cadastrados na faixa etária de 10 a 19 anos do que entre 40ª 59 anos, idade mais critica na saúde e que necessita de maior cuidado e prevenção.
Além disso, a escolaridade e outro fator de relevância na questão da politica de saúde e prevenção, considerando que, enquanto há cerca de 10126 cadastrados com escolaridade de 15 anos e mais, esse numero