Saude mental
Educação Física
Professor Paulo César Bueno
1ºC
Nome:_________________________________________________
Nome:_________________________________________________
Nome:_________________________________________________
100 METROS RASOS
História - Desde sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Verão em 1896 essa modalidade foi sempre dominada pelos norte-americanos. Entre os medalhados olímpicos da prova contam-se Jesse Owens, que chocou o regime nazi com a sua vitória nos Jogos de 1936 em Berlim, Fanny Blankers-Koen , conhecida como a Dona de Casa Voadora, e Wilma Rudolph.
Em 1968, Jim Hines foi o primeiro homem a fazer os 100 metros rasos em menos de 10 segundos, marca mais tarde baixada para os 9,95s. Este recorde durou quinze anos, até que outro norte-americano/estado-unidense, Calvin Smith, chegou aos 9,93s, em 1983. A maior polémica da prova surgiu com a vitória do canadense Ben Johnson, no evento dos Jogos de 1988 em Seoul, depois de uma rivalidade de meses com Carl Lewis. Johnson ganhou a medalha de ouro com o recorde do mundo de 9.79 s, mas viria a ser desqualificado por uso de esteróides.
Porém, atualmente, a Jamaica é o país mais forte nas corridas de velocidade. Asafa Powell, e depois UsainBolt, acabaram com a supremacia americana.
Regras - Os atletas usam uma sapatilha que tão leve quanto uma de bale e pesam 170 gramas cada. As solas têm pregos de comprimento fixado em 8,4 milímetros, e a espessura da sola não pode ser mais de treze milímetros.
Se tiver uma chegada embolada, os juízes irão observar a posição dos ombros ou do torso do atleta para determinar o vencedor. Pernas e braços não são levados em conta.
Na regra de 2010, um atleta é desclassificado da prova se realizar uma falsa partida.
As condições atmosféricas, como o vento, são importantes na prova dos 100 metros, pois podem influenciar os tempos de chegada. Para efeitos de recorde do mundo, não são consideradas