saude do trabalhador
Aula 1
A Saúde do Trabalhador constitui uma área da saúde pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Tem como objetivos a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no SUS.
A Saúde do Trabalhador tem como objetivos a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores. Através destes objetivos, o Ministério da Saúde visa à redução dos agravos à saúde dos trabalhadores, como os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
Aula 2
Primeiro serviço médico industrial surgiu em 1830 (Mendes & Dias, 1991). Robert Dernham, proprietário de uma fábrica têxtil, realizou a contratação de um médico de sua confiança para visitar os setores da fábrica observando de que forma o trabalho estaria influenciando na saúde dos empregados.
Características do primeiro Serviço Médico Industrial
Dirigidos por pessoas de confiança do empresário, dispostos a defendê-lo.
Centrados na figura do médico.
Prevenção dos danos à saúde tratados somente pelos médicos, responsabilizando-se por eles.
Características da Saúde Ocupacional
Contexto político do pós-guerra, perdas de vidas e trabalhadores incapacitados para o trabalho.
Trabalho multi e interdisciplinar, com ênfase na “higiene industrial”.
Características da Saúde do Trabalhador
Insuficiência do modelo de Saúde Ocupacional.
Movimento social que surge nos países industrializados do mundo ocidental.
Participação dos trabalhadores nas questões de saúde.
Aula 3
A saúde do trabalhador passa a ter nova definição e delineamento institucional a partir da Constituição Federal de 1988, com a regulamentação do Sistema Único de Saúde