saude do trabalhador
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS – CSHNB
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
PROFESSORA: SUYANNE FREIRE DE MACÊDO
SAÚDE DO TRABALHADOR
PICOS
2012
ANDERSON FEITOSA GONÇALVES
BARTIRA BEZERRA DE BRITO
FAGNER
ÍTALO BRUNO BARBOSA SAMPAIO
JÉSSICA DENISE VIEIRA LEAL
LEIDE DAIANE DOS SANTOS MOURA
MARIA ALINE GONÇALVES DE HOLANDA
MARIA ALINE RODRIGUES DE BARROS
POLIANA DOS SANTOS OLIVEIRA
WANDERSON FEITOSA
SAÚDE DO TRABALHADOR
Seminário apresentado à disciplina Saúde do Adulto e do Idoso do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
Professora: Suaynne Freire de Macêdo
PICOS
2012
SAÚDE DO TRABALHADOR
Atenção Integral à Saúde do Trabalhador:
São considerados trabalhadores todos os homens e mulheres que exercem atividades de sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, no setor formal ou informal da economia. E também aqueles que exercem atividades não remuneradas, participando de atividades na unidade domiciliar; o aprendiz ou estagiário e aqueles temporários ou definitivamente afastados do mercado de trabalho por doença, aposentadoria ou desemprego.
No Brasil, segundo o IBGE (2002), a População Economicamente Ativa (PEA) é de 82.902.449 pessoas, das quais 75.471.556 consideradas ocupadas. Destes, 41.755.449 eram empregados, 5.833.448 empregados domésticos, 17.224.328 trabalhavam por conta própria e 3.317.084 eram empregadores.
As inter-relações entre trabalho e saúde são conhecidas desde a antigüidade sendo possível detectar algumas referências desde os papiros egípcios e no mundo Greco romano. Os primeiros estudos a respeito da relação entre trabalho e saúde são atribuídos a Ramazzini, que em 1633 estabeleceu alguns dos princípios básicos do conceito de