Saude do trabalhador na unidade basica de saude
Aluno (a) : MAGUIANE DE FÁTIMA RIBEIRO COPETTI Data: 20/09/2012
UA: 02 Capítulo : 03 Atividade : Avaliação 4
Tutor: Vivian Ferrari L.Scaranello
Atividade reenviada : ( ) sim ( x ) não
No cotidiano de vida e trabalho, é determinante a forma e o estilo de postura dos trabalhadores diante de situações vivenciadas, na maneira de conduzir suas atividades. O trabalho possui ligação estreita com o modo de vida de seu operador. Muitas vezes, o trabalho efetuado pelos mais diversos tipos de vida do indivíduo, limitando suas ações e perspectivas. Da mesma forma, o estilo de vida adotado pelo individuo pode contribuir, ou não, para a saúde do trabalhador.
Assim como a qualidade do ambiente de trabalho, seus recursos físicos, relações interpessoais e remunerações refletem n o estilo de vida do trabalhador, este mesmo estilo influencia no aproveitamento e satisfação, tanto do empregado quanto ao empregador e beneficiário, frente ao trabalho desenvolvido.
O trabalho pode ser um determinante em relação à vida que a pessoa pode levar, pois se o trabalho for estressante, a pessoa pode ter uma vida sem qualidades.
Como a maioria das vezes, é o trabalho que reage o estilo de vida de uma pessoa, uma vez que a necessidade financeira e desemprego não possibilitam sua escolha, este se adaptará ao estresse e à falta de tempo.
Os dados analisados através da entrevista com uma técnica de enfermagem da UBS de Bom Sucesso de Itararé indicam altos níveis de estresse. Os motivos são as condições de externas, internas, a sobrecarga de trabalho (escala de plantões) e o esforço exigido, são algumas características ligadas ao exercício da profissão. Com a sobrecarga de trabalho, segundo seu relato, sente-se vulnerável à situações de estresse, provocando uma desmotivação da equipe.
Os problemas emocionais, que manifestam por depressão,