Saude do idosos
1.
INTRODUÇÃO
A abordagem do tema Saúde do Idoso é bem ampla e interessante, pois possibilita entender leis e cuidados especiais que as pessoas acima de 60 anos tem. Com um cuidado específico, alimentação balanceada e atividades físicas, o idoso tem a possibilidade de chegar longevidade e com certa qualidade de vida.
CONCEITO DE ENVELHECIMENTO
O envelhecimento é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo". (ERMINDA, 1999)
O ENVELHECIMENTO
Considera-se o envelhecimento como um fenômeno natural, mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos agravos à saúde e do estilo de vida. Envelhecer significa aumentar o número de anos vividos. Nas sociedades ocidentais é comum associar o envelhecimento com a saída da vida produtiva pela via da aposentadoria. São considerados velhos aqueles que alcançam 60 anos de idade, é difícil caracterizar uma pessoa como idosa utilizando como único critério a idade. Além disso, neste segmento conhecido como “terceira idade” estão incluídos indivíduos diferenciados entre si, tanto do ponto de vista socioeconômico como demográfico e epidemiológico, os indicadores sociais deste grupo populacional, os diferenciais por sexo, educação e renda costumam ser bastante expressivos. Mesmo reconhecendo que a idade não é o único parâmetro para definir o processo sócio demográfico do envelhecimento, a fim de facilitar a análise dos dados e a construção dos indicadores selecionados, o presente trabalho adotou como critério de classificação do idoso, as pessoas com 60 anos ou mais de idade.
CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO HUMANO
A gerontologia é a ciência que realiza o estudo do envelhecimento humano, com o objetivo de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. A geriatria é a área médica que estuda e trata das doenças que acometem as pessoas