saude do idoso
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade a maioria da sociedades. O mundo esta envelhecendo tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existem cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo.
Acolhimento na atenção Básica
A PNM propõe que o acolhimento esteja presente em todos os momentos do processo de atenção e de gestão e que atinge todos aqueles que participam na produção da saúde, voltando seu olhar atencioso para os usuários e para os trabalhadores da saúde. O acolhimento não é um espaço ou um local especifico, não pressupõe hora ou profissional determinado para fazê-lo. É uma ação que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social implica o compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angustia constantemente renovados. O processo de trabalho das equipes de saúde da família deve caracterizar-se pelo desenvolvimento de ações pró-ativas. O planejamento torna-se fundamental para a efetivação do acolhimento, levando-se em conta o "acolher na família/comunidade".
Para a efetivação do Acolhimento da pessoa idosa, os profissionais de saúde devem compreender as especificidades dessa população e a própria legislação brasileira vigente.
Para isso, devem:
• Estar preparados para lidar com as questões do processo de envelhecimento, particularmente no que concerne à dimensão subjetiva da pessoa idosa;
• Romper com a fragmentação do processo de trabalho e interação precária nas equipe multiprofissionais, pois, é preciso reconhecer que a complementaridade interdisciplinar e a integração entre a rede básica e o sistema de referências;
• Facilitar o acesso dos idosos aos diversos níveis de complexidade da atenção;
• Investir na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à saúde da pessoa idosa.
No Acolhimento à pessoa idosa os profissionais de saúde devem estar atentos, entre outros aspectos, para:
• O