Saude do idoso
1. Introdução
O enfermeiro deve estar alerta quanto aos benefícios do exercício e ensinar esses benefícios para os adultos idosos. A população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento, em função da melhoria das condições de saúde e do conseqüente aumento da expectativa de vida. No entanto, muitas vezes o processo de envelhecimento é acompanhado pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, de acordo com suas características de vida. Esse declínio é maior em relação à memória e à capacidade de atenção.
Temos como função do enfermeiro no processo de iniciação ou manutenção de uma atividade física realizar uma anamnese com exame físico e delimitar o alvo do cliente e suas necessidades principais. A partir desse ponto podemos estabelecer metas focadas em cada caso, construindo um programa individual e específico de exercícios utilizando os dados coletados na anamnese e exame físico.
Para que a promoção de saúde do seja bem realizado é necessário que o cliente receba informações imprescindíveis de recurso didático.
2. Resumo
Como a manutenção da saúde é um foco do enfermeiro, devemos salientar a importância da atividade física para o idoso, ressaltando junto a equipe de saúde sobre a grande importância da realização de terapias dirigidas para melhora de lesões, manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.Ter uma equipe entrosada, que visa o bem estar do cliente, sabe da importância e ter reponsabilidade ao orientar, e ter um enfermeiro com embasamento teórico irá enriquecer grandemente os trabalhos a serem ministrados.Em relação as a doenças cardiovasculares, uma vez que tanto o exercício programado, quanto atividade de lazer ou inseridas na rotina do dia agem numa relação inversa; sendo que, quanto mais inseridos estão os idosos numa vida cotidiana de exercícios e lazer, menos riscos correm de sofrer alterações, dentre