saude do idoso no nordeste
Talita Sousa da Silva
Dyone Carlos Benevides
Tayanne Nara Pimentel Lima
Resumo
Este trabalho apresenta aspectos sobre o perfil do idoso na região nordeste, enfatizando sua qualidade de vida, estado nutricional, aspecto socioeconômico e estado patológico. Abordando uma revisão de literatura que engloba todos esses aspectos, por meio de pesquisas e estudos científicos. Por fim se constata o perfil desse idoso nessa região, levando em consideração suas perdas e ganhos.
Palavras chave: Qualidade de vida. Saúde do idoso. Idoso no nordeste.
Abstract
This paper presents aspects of the profile of the elderly in the northeast, emphasizing their quality of life, nutritional status, socioeconomic aspect and pathological state. Addressing a literature review that encompasses all of these aspects, through research and scientific studies. Finally it turns out the profile of this elderly in this region, taking into account their losses and gains.
Keywords: Quality of life. Health of the elderly. Elderly in the northeast.
1. Introdução
A população idosa é atualmente a que mais cresce, a tendência será de que a idade cronológica seja prolongada devido ao maior investimento na saúde e melhora da qualidade de vida. O envelhecimento caracteriza-se como um processo de mudanças universais pautado geneticamente para a espécie e para cada individuo, que se traduz na diminuição da plasticidade comportamental, em aumento da vulnerabilidade, em acumulação de perdas evolutivas e no aumento da probabilidade á morte (NERI et al, 2001). De acordo com estatuto do idoso (ESTATUTO DO IDOSO, 2003) “no Brasil é considerado idoso o individuo com idade igual ou superior a 60(sessenta) anos”. Cada vez mais a qualidade de vida dos idosos aumenta devido as suas preucações com a saúde, procurando assim prevenir doenças, praticando atividades físicas, realizando uma boa alimentação, obtendo assim um bem-estar físico, mental