saude do idoso na educação física
O ENVELHECIMENTO E REFERE A UM FENÔMENO FISIOLÓGICO DE COMPORTAMENTO SOCIAL OU CRONOLÓGICO. É UM PROCESSO BIOSSOCIAL DE REGRESSÃO, OBSERVÁVEL EM TODOS OS SERES VIVOS EXPRESSANDO-SE NA PERDA DE CAPACIDADE AO LONGO DA VIDA, DEVIDO Á INFLUÊNCIA DE DIFERENTES VARIAVEIS, COMO AS GENÉTICAS, DANOS ACUMULADOS E ESTILO DE VIDA, ALÉM DE ALTERAÇÕES PSICO-EMOCIONAIS. DEFINIDO COMO UM FENÔMENO ALTAMENTE COMPLEXO E VARIÁVEL, COMUM A TODOS OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA ESPÉCIE, PROGRESSIVO ENVOLVENDO MECANISMOS DELETÉRIOS EU AFETAM A CAPACIDADE DE DESEMPENHAR UM GRANDE NÚMERO DE FUNÇÕES. TRATA-SE DE UM PROCESSO MULTIDIMENSIONAL E MULTIDIRECIONAL, POIS HÁ UMA VARIABILIDADE NA TAXA E DIREÇÃO DAS MUNDAÇAS ( GANHOS E PERDAS ) EM DIFERENTES CARACTERÍSCAS EM CADA INDIVÍDUO E ENTRE INDIVÍDUOS.
B) O(S) ARGUMENTOS APRESENTADOS QUE COMPROVAM A TESE
. ATUALMENTE, ESTA COMPROVADO QUE QUANTO MAS ATIVO E UMA PESSOA MENOS LIMITAÇÕES FÍSICAS ELA TEM. DENTRE OS INUMEROS BENEFÍCIOS QUE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PROMOVE, UM DOS PRICINPAIS É A PROTEÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM TODAS AS IDADES PRICINPALMENTE NOS IDOSOS.
. ALÉM DE BENEFICIAR A CAPACIDADE FUNCIONAL, O EXERCÍCIO FÍSICO PROMOVE MELHORA NA APTIDÃO FÍSICA.
. A PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA TAMBÉM PROMOVE A MELHORA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL, A DIMINUIÇÃO DE DORES ARTICULARES, O AUMENTO DA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, A MELHORA DA UTILIZAÇÃO DE GLICOSE, MELHORA DO PERFIL LIPÍDICO, O AUMENTO DA CAPACIDADE AERÓBIA, A MELHORA DE FORÇA E DE FLEXIBILIDADE, A DIMINUIÇÃO DA RESISTÊNCIA VASCULAR. E, COMO BENEFÍCIOS PSICOSSOCIAS ENCONTRAM-SE O ALIVIO DA DEPRESSÃO, O AUMENTO DA AUTO-CONFIANÇA, A MELHORA DA AUTO-ESTIMAM.
. ATRAVES DA PERCPÇÃO DE SEUS ENTREVISTADOS, AS MUDANÇAS NO BEM ESTAR E NA DISPOSIÇAO GERAL, A MELHORIA NA APTIDÃO FÍSICA E NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA, AS SENSAÇÕES CORPORAIS AGRADÁVEIS, UMA MAIOR DISPOSIÇÃO, ALTERAÇÃO DE QUADROS DE DOENÇAS COM