Saude coletiva
1) Atuação fonoaudiológica no âmbito multi, intra e trans disciplinar.
Trabalhar de forma trans disciplinar que implica em ir além das disciplinas aplicadas, cruzando suas fronteiras e aplicando conhecimentos de múltiplas disciplinas ( psicologia, medicina, nutrição, assistência social, fonoaudiologia, etc) em todos os momentos e situações em que sua aplicação seja adequada. O fonoaudiólogo assim como os outros profissionais que farão parte da equipe multi , inter ou trans disciplinar devem estar abertos ao outro e a aquisição contínua de conhecimentos e informações. Trabalhar em equipe, permitindo que a solução para problema acontece, reconhecendo que a formação por si só, não será suficiente para auxiliar o indivíduo a resolver seus problemas e desenvolver-se em todas as suas potencialidades.Todo esse processo requer um trabalho de equipe, onde os profissionais se reunirão com um propósito compartilhado e com uma meta em comum.
2) Atuação fonoaudiológica nos diferentes níveis de atenção
Baixa Complexidade: atua em atividades de promoção, proteção e reabilitação dos agravos da comunicação humana, promovendo o desenvolvimento de atividades coletivas ( saúde auditiva, vocal, do idoso, aleitamento materno, etc), realiza visitas domiciliares, participa de atividades de educação continuada, etc.
Média Complexidade: atua na realização de exames clínicos e ações especializadas no atendimento clínico-terapêutico. Realiza avaliações e procedimentos mais específicos. Além dos ambulatórios de especialidades, pode atuar em centros de referência, saúde mental e assistência domiciliar.
Alta Complexidade: atua na reabilitação ou na realização de exames clínicos envolvendo procedimentos de alta tecnologia e alto custo.Desenvolve ações em nível ambulatorial,enfermarias e unidades de terapia intensiva, semi intensiva como: atendimento ao neonato de alto risco, pacientes disfágicos, geriátricos, dependentes de ventilação mecânica, com alterações