Saudade
1. O interesse pelos problemas de aprendizagem pode ser verificado na Europa, séc. XIX. O enfoque orgânico na definição dos problemas de aprendizagem. Na literatura francesa trabalhos influenciam as ideias sobre a Psicopedagogia na Argentina, que por sua vez influencia a práxis no Brasil.
2. 1946: primeiros Centros Psicopedagógicos – buscavam unir conhecimentos da Psicologia, Psicanálise e Pedagogia para tratar comportamentos socialmente inadequados, de crianças; 1948: Maurice Debesse define o termo Pedagogia Curativa como terapêutica para atender crianças e adolescentes desadaptados que, embora inteligentes tinham maus resultados escolares. 1970: decide-se pelo uso do termo Pedagogia Terapêutica.
3. Maurice Debesse – Psicólogo francês , nascido em 1903 e falecido em 1998 , doutorou-se em Letras tendo ocupado o cargo de professor de Psicopedagogia na Faculdade de Letras de Estrasburgo e, mais tarde, na Faculdade de Letras e de Ciências Humanas de Paris. Dedicou o seu trabalho a investigar a adolescência , tendo escrito vários livros sobre este estádio etário: Comment étudier les adolescents, L'Adolescence e La Psychologie de l'Enfant, de la naissance à l'adolescence. Interessou-se particularmente sobre o comportamento revolucionário dos adolescentes que analisa na sua obra La crise d'originalité juvenil.
4. Em 1980 o termo Psicopedagogia já é amplamente usado, definido como “ uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os”. (Beatriz Scoz)
5. A Universidade de El Salvador foi a primeira a criar uma Faculdade de Psicopedagogia, passou por três momentos: Primeiro Momento : (1956,58-1961) Os planos de estudo enfatizavam em sua formação as áreas de filosofia e psicologia, incluindo fundamentos de biologia e uma área específica que era a Psicopedagogia. Não se