Sau De E Bem Estar
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
MICHELLE RAMOS GUIMARÃES
LEIA SOUZA DA SILVA
SAÚDE E BEM-ESTAR
MANAUS
2015
MICHELLE RAMOS GUIMARÃES
LEIA SOUZA DA SILVA
ÉTICA PROFISSIONAL E BIOÉTICA
PROFESSOR JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS
MANAUS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. POLÍTICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL 4
1.1 LIBERALISMO NO BRASIL 4
1.2 O SUS 5
2. OBJETIVOS 7
2.1 OBJETIVO GERAL 7
2.2 OBJETIVO ESPECIFICO 7
3. METODOLOGIA 7
3.1 LOCAL 7
3.2 SELEÇÃO 7
3.3 ENTREVISTAS 7
3.4 DADOS COLHIDOS 8
4. CONCLUSAO 9
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
INTRODUÇÃO
Saúde e bem-estar são assuntos que afetam todas as camadas sociais, não há um único ser humano que nunca tenha adoecido, e desde os primórdios da civilização o homem sempre procurou encontrar formas de curar e manter o seus semelhantes saudáveis. Com o crescimento populacional e o exodo rural comeraçaram a crescer a demanda por profissionais de saúde e de hospitais, porém encontramos na história sérios problemas relacionados a assistência da população.
Podemos descrever um pouco do Estado Liberal, que em meados do século XVIII era oposição ao estado absolutista visando o livre comércio e a diminuição do poder de interferência do estado. Adam Smit já descrevera o sistema capitalista e sua adequação a sociedade onde o próprio mercado supriria a necessidade da população. Com os serviços de saúde não foi diferente.
O desenvolvimento do sistema de saúde e bem estar para a população foi uma longa batalha travada entre os elitistas e os militantes, e ainda hoje se encontram problemas ligados a ele, porém já é uma grande vitória da militância obter esses recursos para a população, visando sempre melhorar o serviço prestado, ainda há um longo caminho a ser percorrido até se obter uma assistência de qualidade.
Tendo isso em vista, existe a necessidade de se estudar os fatores limitantes que não permitem que o sistema de