SATURNINO
Antonio Saturnino Gomes Filho
Turma: 42 - T3CD
Matricula: 1310619-3
Professor: Jorge André
Física Experimental I
1.Definição
Energia mecânica é a energia do movimento, ela está relacionada com a capacidade de se realizar tarbalho mecânico, assim, quando um objeto estiver em movimento ou com capacidade de realizar movimento, há então uma certa quantidade de energia mecânica associada. De uma maneira mais resumida seria a capacidade de um corpo realizar trabalho. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja apenas forças conservativas atuam nele, energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento.
Energia Mecânica = Ec+ Ep
2.Tipos
Os tipos de energia mecânica mais conhecidas, são:
Energia potencial gravitacional: É a forma de energia associada à posição em relação a um referencial, sendo que neste caso, há a interação gravitacional entre a Terra e um determinado corpo.
" Energia potencial = m*g*h "
Energia Cinética: É a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética, quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
" EneregiaCinética = m*v²/2 "
Há também outros tipos de energias mecânicas como:
Energia potencial elástica: É a energia potencial de uma corda ou mola que se estica.
Energia cinética rotacional: É simplesmente a energia cinética associada a um corpo material extenso (ou não) que executa um movimento de rotação em torno de um eixo de referência que pode ou não atravessá-lo, sem que este entretanto translade (o eixo é fixo no referencial adotado, e passa pois pelo centro de massa do corpo). É determinada a partir da