satisfação notrabalho
A satisfação no trabalho é um fenômeno amplamente estudado e esse interesse decorre da influência que a mesma pode exercer sobre o trabalhador, afetando sua saúde física e mental, atitudes, comportamento profissional, social, tanto com repercussões para a vida pessoal e familiar do indivíduo como para as organizações (Cura, 1994; Locke, 1976; Pérez-Ramos, 1980; Zalewska 1999a, 1999b). Os estudos sistematizados sobre satisfação no trabalho iniciaram-se na década de 30 (Klijn, 1998) e desde então têm despertado o interesse de profissionais de saúde e de pesquisadores das mais diversas áreas.
Ainda não há consenso sobre conceitos nem sobre teorias ou modelos teóricos de satisfação no trabalho. Além disso, diferentes conceitos e definições para o mesmo construto têm gerado dificuldades e até mesmo falhas metodológicas em estudos sobre o tema (Cura, 1994; Pérez-Ramos, 1980).
Este trabalho visa contribuir para a análise e discussão sobre satisfação no trabalho na perspectiva das ciências da saúde e justifica-se pela relevante influência que a satisfação no trabalho parece exercer sobre os trabalhadores. Para tal, este artigo apresenta uma visão geral sobre conceitos e diferenças entre os principais modelos teóricos referentes à satisfação no trabalho, e aborda as relações entre esta e a saúde no trabalho.
1.Tema: Estratégias e Planos
1.1. Delimitação: Satisfação na Empresa
A satisfação no trabalho é um fenômeno amplamente estudado e esse interesse decorre da influência que a mesma pode exercer sobre o trabalhador, afetando sua saúde física e mental, atitudes, comportamento profissional, social, tanto com repercussões para a vida pessoal e familiar do indivíduo como para as organizações.
2. Formulação do Problema:
Foi na tentativa de contribuir para análise sobre satisfação no trabalho e obter meios de estratégias, soluções