Satisfaçao no trabalho
Psicossociologia das Organizações
Trabalho elaborado por: Hugo Duro a27283
Índice
Introdução
1-Satisfação no Trabalho
1.1. Variáveis Situacionais
1.2. Variáveis Individuais
1.3. Interacção Social
2 - Características da função
2.1. Teoria Bifactorial de Herzberg
2.2. Teoria da Característica das Funções de Hackman e Oldham
2.3. Investigações Recentes
3- Conclusão
Introdução
Um dos grandes desafios da Gestão de Recursos Humanos é conseguir maximizar o desempenho e qualidade de vida dos seus trabalhadores. Para ultrapassar com sucesso este desafio as organizações devem conseguir manter os seus trabalhadores satisfeitos.
Sabendo que existe um conjunto de factores, internos e externos que afectam o comportamento humano nas organizações, constitui um desafio para a Direcção de Recursos Humanos conseguir proporcionar aos trabalhadores um ambiente de realização profissional, com oportunidades de crescimento pessoal, e bem-estar geral, para que seja possível manter os trabalhadores interessados em atingir o seu máximo potencial.
As pessoas são o grande capital das empresas, é o que as difere e as torna melhores. Assim sendo, é essencial que as empresas procurem manter os níveis de satisfação elevados.
Segundo Quivy e Campenhoudt (2005) os bons problemas são formulados a partir de um bom domínio por parte do investigador, da teoria científica relacionada com a área de estudo. Assim sendo e com vista a tornar o problema o mais pertinente possível, fiz uma revisão da literatura por forma a obter um bom domínio da área.
O objecto central dos estudos são os