Sasa
Vitor Silva nº18 10ºP
Coloides
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre "Colóides", vamos entender o que é um Sistema Coloidal, suas propriedades, suas partes, suas propriedades, sua estabilidade entre outras informações que estarão contidas no decorrer do desenvolvimento do trabalho.
CONCEITO
A ciência dos coloides se ocupa nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo 1mn a 1 µm; ou seja, ela se refere essencialmente, a sistemas contendo tanto moléculas grandes como pequenas partículas. O termo "micro heterogéneo" constitui uma descrição apropriada para a maior parte dos sistemas coloidais e sistemas não coloidais, especialmente nas proximidades do limite superior das dimensões do estado coloidal. Por exemplo, o tamanho das gotículas presente em emulsões é normalmente superior a 1µm; contudo é conveniente tratar as emulsões como sistemas coloidais.
Em muitos aspetos, a ciência dos coloides interliga diversos campos das ciências exatas. Particularmente importante, é o emprego e técnicas físico-químicas ao estudo de sistemas naturais, principalmente proteínas. O campo dos altos polímeros sintéticos constitui outro notável objeto de estudo da ciência dos coloides. Os fenômenos coloidais são encontrados com frequência em processos industriais, plásticos, borracha, tintas, detergentes, papel, análise do solo, produtos alimentícios, tecidos, precipitação, cromatografia, troca iônica, flotação, catálise heterogênea são apenas alguns exemplos materiais e técnicas em que assumem a importância as substâncias de dimensões colidais. Devido a grande complexidade dos sistemas coloidais o assunto, muitas vezes, não pode ser tratado com a exatidão associada a certos ramos da físico-química; é essa falta de exatidão, e não uma possível falta de importância, a responsável por uma injustificável tendência a desprezar-se a ciência dos coloides.
As leis da física e da química que descrevem o comportamento da matéria,