sardes
Sardes era uma cidade rica com grande poderio militar, sua principal atividade econômica era a indústria de tapetes, e era importante por se localizar em um lugar muito fértil próximo ao rio hermo e sua abundancia em ouro fazia da cidade um lugar extremamente rico e famoso era sardes que tinha a estrada real que a conectava com as cidades do leste.
O povo de sardes era totalmente idolatra e adoravam a deusa Cibele cujo culto era desprezível e degradante a cidade passou a ser conhecida por sua maldade, mostrando a diferença do passado glorioso para a atual decadência. Assim também era a igreja ali. Nas outras cartas as outras igrejas até teve elogios mais nesse caso a única coisa boa daquela igreja era os que não contaminaram suas vestes (v.4). APRESENTAÇAO DE CRISTO (ap 3.1)
Ele se apresenta de maneira dupla:
1-Ele tem os sete espíritos de Deus: isso nos fala da plenitude do espirito santo (Is 11.2).
2-Ele tem as sete estrelas: ele mostra que a igreja pertence a ele e liderança da igreja está em sua mão direita (ap 1.16) é ele que controla sua igreja.
A SITUAÇAO DA IGREJA (ap 3.1)
A acusação contra a igreja foi que, tendo a reputação de ser uma igreja viva, estava morta, as obras da igreja só enfatizavam a falta de vida espiritual.
1-Tens nome que vives: sardes era uma igreja cheia de organização e tinha fama de operosidade, com cultos lotados. Era isso que lhe dava nome de uma igreja viva, mas isso não é o mais importante o senhor diz: não tenho achado integra as tuas obras (v.2). A igreja era oca, seus rituais eram apenas formalismo, suas orações não passavam do teto, provavelmente tinham um belo