Saramago
Ensaio sobre a Cegueira
– José Saramago
Saramago e o cinema". Este texto individual deve fazer uma discussão sobre a leitura cinematográfica de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, realizada pelo filme de Fernando Meireles (2008). Sabe-se que a Literatura e o Cinema são linguagens diferentes. Assim resta a pergunta: O que liga essas duas formas de expressão - a forma ou o conteúdo? Procure discutir elementos do texto e do filme para apresentar uma resposta fundamentada. (O texto deve ter pelo menos uma página e tem um valor maior que os outros portfólios).
A literatura contemporânea portuguesa assume uma proposta de maior proximidade com o público, tendo em vista a forma de comunicação reflexiva das temáticas e a crítica de modo convidativo.No que diz respeito à escrita, o entrelaçamento de ideias proporciona por vezes uma concepção de diálogo ampliado e pautado em retomadas, seja pelas construções frasais ou a disposição do enredo. A ficção é elevada ao máximo por experiências que vão muito além do plano real, uma vez que possibiltam várias vozes, indagações dentro do texto e enaltecem o cárater múltiplo.
Dentre os escritores que investem nesta ficção que ultrapassa o convencional, temos José Saramago. A matéria artistica de sua obra garantiu apreço e um grande número de leitores que desafiou os limites geográficos. Saramago destacou-se pela originalidade, as diferenças na condução textual e problematização de diversas questões. Foi com sua maneira própria de escrever que transitou muito bem entre a poesia, o teatro e a prosa e conquistou por sua imensa contribuição o prêmio Nobel de Literatura em 1998 e o prêmio Camões em 1995.
Autor de grande repercurssão, publicou obras que demarcaram um espaço na literatura de maneira muito forte. A sua produção é considerada uma referência universal, entre as que merecem destaque temos “Levantando o chão” (1980), “O