Saponificação
Relatório Experimental de Química Orgânica
Bianca Gonçalves Teixeira Engenharia de Petróleo biagt@live.com
Santos 2013
Introdução
Saponificação
Óleos e gorduras são ésteres que ao reagirem com uma substância ácida ou básica sofrem hidrólise. A hidrólise ácida produz o glicerol e os ácidos graxos constituintes, a hidrólise básica produz o glicerol e os sais desses ácidos graxos, que são o que conhecemos como sabão. A Saponificação é de forma simplificada é a interação (reação química) que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras e uma base forte com aquecimento, é a reação básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol. Uma das reações de obtenção do sabão ocorre da seguinte maneira (os radicais R, R1 e R2 representam cadeias carbônicas longas, características de ácidos graxos):
Figura 1. Equação química da reação de saponificação
A reação saponificação pode ser descrita com a seguinte equação:
Éster de ácido graxo + Base forte → Álcool + Sal de ácido graxo (sabão)
O sabão é um sal de ácido carboxílico que possui uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, e por isso é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares; é um tensoativo, ou seja, reduz a tensão superficial da água fazendo com que ela "molhe melhor" as superfícies.
Um processo muito comumente utilizado para obtenção de sabão é reação do éster do ácido graxo contido na margarina com o hidróxido de sódio, é um tipo de reação orgânica e é feita em grande