SAPONIFICAÇÃO E ÍNDICE DE ACIDEZ
SANTA CATARINA
ELIANARA GONÇALVES DE SOUZA
FRANCIELE ROLDÃO LALAU
MERIAN PANATTO
SAPONIFICAÇÃO E ÍNDICE DE ACIDEZ
CRICIÚMA – 2011
SATC- ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA INDÚSTRIA CARBONIÍERA DE SANTA
CATARINA
ELIANARA GONÇALVES DE SOUZA
FRANCIELE ROLDÃO LALAU
MERIAN PANATTO
SAPONIFICAÇÃO E ÍNDICE DE ACIDEZ
Relatório apresentado a disciplina de
Práticas Laboratorial II, por solicitação da professora
Carolina Resmini Melo.
CRICIÚMA – 2011
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 materiais
Tabela 2 reagentes
LISTA DE ABREVIATURAS
Siglas mL g
NaOH
NaCl
HCl
CaCl2
CH3CH2OH
C4H10O
Significados
Mililitros
Gramas
Hidróxido de Sódio
Cloreto de Sódio
Ácido Clorídrico
Cloreto de Cálcio
Etanol
Éter Etílico
1 INTRODUÇÃO
O sabão é um produto tensoativo, o que significa que possui a propriedade de diminuir a tensão superficial da água e é através desta particularidade que o poder de limpeza dos sabões age. Isso é explicado pelo fato de os sabões apresentarem em sua estrutura molecular uma parte polar, solúvel em água, e uma parte apolar, solúvel em óleos e gorduras, com isso, ocorre a formação de aglomerados de gordura, facilitando a remoção da mesma.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O sabão é obtido fazendo-se reagir ácidos graxos com óleos, numa reação chamada saponificação. Os ácidos graxos normalmente usados são o oléico, esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de ésteres de glicerina (oleatos, estearatos e palmitatos) nas substâncias gordurosas. A saponificação é feita à quente. Nela a soda ou potassa atacam os referidos ésteres, deslocando a glicerina e formando, com os radicais ácidos assim liberados, sais sódicos ou potássicos.
Esses sais são os sabões, que, passando por um processo de purificação e adição de outros ingredientes, transformam-se nos produtos comerciais. Os sabões produzidos com soda são chamados de duros, e os produzidos com potassa,