Sapatos e Personalidades
Entrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para o site Vila Mulher Há relação entre o calçado e personalidade? Esta entrevista foi solicitada depois que um site publicou o resumo de uma pesquisa americana onde declara que há até a possibilidade de uma “tabela fidedigna” onde podemos apontar o sapato que vimos no pé da pessoa e sem ao menos ver seu rosto já sabermos tudo a respeito de sua personalidade. Será? Você acredita que o calçado pode apontar a personalidade das pessoas?
Psicóloga: A principio essa idéia parece um absurdo, mas quando pensamos bem vemos que a psicologia considera todas as nossas manifestações como representação de conteúdos internos. Por exemplo, seu tom de voz exprime um estado de espirito, pensamentos e sentimentos, ou seja sua personalidade. O tipo de filme que você assiste demonstra seus valores e necessidades. O risco está em simplificar demais estas análises e considerar apenas um aspecto. Por exemplo, não podemos dizer que uma pessoa que assiste a filmes violentos seja violenta. Há todo um histórico de vida que pode incluir a necessidade de simplesmente entrar em “catarse” e realizar desejos de violência de forma simbólica, o que anula por completo a necessidade de ser violento.
Sendo assim o risco em admitir que os sapatos refletem a personalidade de pessoa está em olhar apenas um aspecto e por puro preconceito pensar que já se sabe tudo a respeito desta pessoa. Por exemplo, uma mulher que usa sapatos scarpim vermelhos pode facilmente ser considerada uma mulher que gosta de se insinuar sexualmente. Mas existe a possibilidade de que sua personalidade seja mais do tipo dependente do que sedutora se esta mulher usar este tipo de sapato por desejar ardentemente ser aceita pelo grupo de mulheres que também usam este tipo de sapato. Se isto for mito, porque é impossível estabelecer esta relação?
Psicóloga: Não é um mito. Há toda uma gama de testes em psicologia que usam as manifestações