sapatas rasas
( E ) Os principais tipos são fundações rasas são: bloco, sapata, baldrama, grelha e radier.
( E ) A sapata é um tipo de fundação bastante utilizado na construção civil, por não haver necessidade de armá-la, sendo o concreto capaz de resistir a todos os esforços de tração.
( C ) As sapatas não trabalham apenas á compressao simples mas tambem a flexao, podendo assumir as formas quadradas, retangulares e corridas, em planta.
( E ) Quando as cargas estruturais forem elevadas em relação a tensao admissivel do solo, uma opção é reduzir a area da sapata para dissipar as tensoes atuantes no solo.
( E ) As fundações indiretas são geralmente superficiais, pois a transmissao de cargas ao solo dá-se pela ponta. ( e lateral )
( C ) Nas sapatas isoladas, a area necessaria de sapata é função da carga transmitida pelo pilar, area do pilar e tensao admissivel do solo.
( C ) A estaca do tipo franki é escavada com o emprego de camisa metálica recuperavel durante a concretagem.
( C ) Fundações em estacas pré-moldadas em madeira não devem ser utiliazdos sob variação de nivel d’agua devido a presença de custaceos nocivos a mesma.
( E ) A estaca do tipo Strauss não sofre limitação de profundidade devido á presença de agua, pelo fato de ser moldada com tubo de revestimento de ponta fechada.
( E ) De acordo com a NBR 6122/2010, o fator de segurança global minimo para capacidade de carga de fundações superficiais é de 2,0.
( E ) O estrangulamento do fuste pode ocorrer durante a moldagem in loco da fundações em solo mole. No entanto, tal efeito não prejudica a execução da fundação, visto que o concreto, ao ser aplicado, é capaz de expulsar o material invasor.
( E ) As estacas de deslocamento são aquelas que promovem retirada do mesmo, como nome já fiz.
( C ) os tubuloes a ar comprimido cairam em desuso devido aos perigos envolvidos em