sapata
A construção civil é uma das atividades que nas últimas décadas, obteve um desenvolvimento das cidades e crescimento da população, fizeram com que surgisse uma maior demanda por habitações e instalações de empresas. Mas, devido ao crescente número de obras, surgiram também alguns problemas, a falta da mão-de-obra especializada, e os acidentes de trabalho vêm aumentando.O resultado de mudanças emergentes na construção civil, apontam para uma necessidade de preparação adequada do trabalhador, de forma a aumentar a produtividade e diminuir os acidentes de trabalho.
Mostra que o treinamento técnico, de prevenção de acidentes de trabalho, aumenta o conhecimento para os riscos de acidentes, aos quais os trabalhadores estão expostos na construção civil, gerando uma modificação na percepção para o uso adequado do equipamento de proteção individual – EPI e equipamento de proteção coletiva - EPC
É importante a conscientização dos empresários para que, mais do que um gasto do ponto de vista financeiro, um programa de saúde e segurança do trabalho na empresa concentre ações de saúde e engenharia na diminuição da exposição do trabalhador aos agentes ambientais alterando processos e sistemas, para um melhor desempenho produtivo.
A construção civil é responsável por muitos acidentes no trabalho, pois exige de seus funcionários se exponham a fatores de risco, como calor, altura, ruídos e esforços repetitivos.
Existem duas normas regulamentadoras:
NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
NR 6 – Equipamento de proteção individual.
EPI – Equipamento de proteção individual
Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador é destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameçar a segurança e a saúde no trabalho. O equipamento só pode ser posto a venda ou utilizado se possuir o CA (Certificado de aprovação) expedido pelo ministério do trabalho e emprego.
Obrigações do empregador
As