sap micro
O computador SAP (Simples-Quanto-Possível = Simple-As-Possible) tem como principal finalidade introduzir todas as idéias cruciais além da operação do computador sem sobrecarregar o iniciante com detalhes desnecessários. Ele é organizado em barramentos e todas as saídas dos registradores para o barramento W são de 3 estados; isto possibilita a transferência de dados ordenadamente. Todas as outras saídas dos registradores são de 2 estados, estas saídas comandam continuamente as caixas às quais elas estão conectadas. Estas caixas (fig.) demonstram a arquitetura dele através de blocos.
O que se segue é a descrição de cada caixa.
1 - Unidade de Controle, ULA, Memória, E/S
A unidade de controle do SAP-1 consiste no contador de programa, no registrador de instruções e no controlador-sequencializador que produz a palavra de controle, os sinais de limpar (ou restabelecer) e os sinais de relógio. A ULA do SAP-1 consiste em um acumulador, em um somador-subtrator e em um registrador B. A memória do SAP-1 tem um REM e uma RAM de 16 x 4. A unidade de E/S inclui as chaves de programação de entrada, a porta de saída e o indicador visual em binário.
a - Contador de Programa
O programa é armazenado no começo da memória com a primeira instrução no endereço binário
0000, a segunda instrução no endereço 0001, a terceira no endereço 0010 etc. O contador de programa, que é parte da unidade de controle, conta de 0000 a 1111. Sua tarefa é enviar à memória o endereço da instrução seguinte a ser buscada e executada. ele faz isto como se segue.
Ao contador de programa é restabelecido (reset) a 0000 antes de cada processamento no computador. Quando começa o processamento ou execução no computador, o contador de programa envia o endereço 0000 à memória. O contador de programa é então incrementado para se obter 0001. Depois da primeira instrução ser buscada e executada, o contador de programa envia o endereço 0001 à memória.
Novamente o contador é