Sao Joao del rei
De um arraial do século 18, São João del-Rei evoluiu para um o município de polo comercial de Minas Gerais focado no turismo. A cidade é uma mistura de estilos arquitetônicos, do barroco ao moderno (ruas antigas, centenárias igrejas e casas coloniais).
Famosa pelo carnaval com os blocos caricatos que desfilam pelas ruas. A quaresma e a Semana Santa, voltado para os festejos religiosos, onde há apresentações teatrais, de canto, de dança e musicais são realizadas no Largo São Francisco.
Atualmente, São João del-Rei vive do turismo, fazendo com que o turista reviva e conheça um pouco da história de Minas Gerais.
Igreja de São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis é um dos mais belos templos coloniais de Minas Gerais. Sua construção foi iniciada em 1774 e a autoria do projeto é questão polêmica, que envolve dois grandes artistas da época: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (considerado autor do risco original) e Francisco de Lima Cerqueira (designado mestre-de-obras do templo).
História de São João del Rei
São João del Rei foi fundada em fins do século XVII por taubateanos liderados por Tomé Portes del Rei que por isso é considerado seu fundador. Em 1709 a cobiça pelo ouro gera discórdia entre portugueses e paulistas dando causa à Guerra dos Emboabas acontecendo o triste episódio do “Capão da Traição” quando os paulistas foram emboscados e chacinados pelos portugueses.Em 08 de dezembro de 1713 o arraial alcançou foros de vila com o nome deSão João del Rei,homenagem a D. João V e também passa a ser sede da Comarca do Rio das Mortes. O ouro a pecuária e a agricultura foram os fatores de desenvolvimento e progresso da vila e aos 6 de março de 1838 é elevada à categoria de cidade.São João del Rei participou sempre das decisões mineiras e nacionais. Em 1833 na Sedição Militar de Ouro Preto: em 1842 na Revolução Liberal, e sendo sede do 11°BI - Batalhão Tiradentes, participou das revoluções de 1930 e